top of page

Produção de lúpulo no Brasil - Um estudo sobre a viabilidade financeira

Atualizado: 30 de jun. de 2021



Entre os anos de 2015 e 2019 tive o privilégio de estudar em uma das melhores faculdades públicas que oferecem o curso de Agronegócio situada no município de Mogi das Cruzes a Faculdade de Tecnologia Estadual (FATEC).

Durante toda a graduação procurei focar na realização de trabalhos que fossem direcionados ao mercado cervejeiro ou que envolvessem cerveja de alguma forma, foram trabalhos dos mais variados assuntos, tais como:


  • Plano de Marketing para uma micro cervejaria;

  • Plano de negócio para analisar a viabilidade econômica e financeira de uma micro cervejaria no município de Mogi das Cruzes.

  • Artigo - Produção de lúpulo no Brasil - Um estudo sobre a viabilidade financeira

De todos os trabalhos citados acima o artigo foi o mais desafiador, pois até o ano de 2017 pouca informação e até mesmo literatura existia sobre o assunto em âmbito nacional.

Foram meses de pesquisa em campo, adaptação de literatura externa até descobrirmos que alguns produtores/entusiastas estavam se aventurando nesse mundo.


Viajamos centenas de quilômetros para participar da fundação da Aprolúpulo (Associação dos Produtores de Lúpulo) e conhecer esses produtores/entusiastas, investimos horas e mais horas em conversas de bar (recarregando os nossos growlers) para enfim publicar um trabalho que não expressa a verdade absoluta, afinal até o presente momento da publicação pouco se sabia, mas ele visa trazer um olhar de negócio para que o produtor/investidor possa mitigar os erros durante o planejamento evitando assim o desperdício durante a execução.


Espero que façam uma ótima leitura, segue o link


Agradecimentos: Anisio Varizi, Mario Guedes de Oliveira e Flavio Melo


323 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page